UBS de Mauá entrega 800 lenços para pacientes oncológicas do HEMC

Publicado em: 09/11/2023

Peças foram doadas ao setor de Oncologia da unidade, referência do SUS para o tratamento de pacientes com câncer no ABC

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Em ação voltada à campanha Outubro Rosa, pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, receberam cerca de 800 lenços arrecadados por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Magini, em Mauá, também gerenciada em parceria com a Fundação do ABC. A entrega foi realizada dia 31 de outubro ao setor de Oncologia. A unidade foi escolhida por ser a referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com câncer na região do ABC.

A estimativa é de que 7.500 pessoas recebam acompanhamento da unidade contra o câncer. Desse total, cerca de 1.800, ou seja, 24% são da cidade de Mauá. Mensalmente são atendidos, em média, 1.230 pacientes apenas para quimioterapia e internações, que podem ser por período longo ou curto.

O ato de entrega contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mauá, Fernanda Oliveira, e de parte dos colaboradores da UBS Magini. Quem aguardava na sala de espera do setor de Oncologia, estava em quimioterapia, ou mesmo internado, recebeu o lenço. “Um diagnóstico oncológico atinge não apenas o paciente, mas todos à sua volta. Por isso, é muito importante esse acolhimento humano com mensagens de carinho, um abraço, uma oração ou um lenço. Toda forma de amor pode deixar o processo mais leve”, comentou, emocionada.

Quem coordenou a mobilização para arrecadar as doações foi a gerente da UBS Magini, Rafaela Teixeira. “Iniciamos pedindo ao comércio local e a iniciativa se espalhou para a cidade toda. Outras UBSs ajudaram e chegamos a 53 pontos de arrecadação. Decidimos a destinação do que foi recebido por ser a referência da região”, explicou.

Lilian Mattiello, analista de humanização e segurança do paciente do Hospital Estadual Mário Covas, ressaltou a importância da iniciativa. “A contribuição vai muito além da questão estética, pois também serve para proteger do sol ou do vento. Por isso, criamos um varal onde colocamos esses acessórios e os pacientes ficam livres para pegar. Essa doação vinda de Mauá deve nos ajudar por uns três meses”, explicou.

MAUÁ

A Prefeitura de Mauá tem investido nas ações de prevenção e nos cuidados com a saúde da mulher. Desde julho de 2022, a Prefeitura zerou a fila de mulheres aguardando para fazer mamografias na rede municipal de saúde. Atualmente, toda mulher que passa por atendimento médico nas 23 UBSs e recebem encaminhamento para mamografia já saem com dia e hora marcados para fazer o exame.

Mesmo em meio à pandemia, no início de 2021, a Prefeitura realizou a triagem para descobrir o tamanho da fila de mulheres que aguardavam o exame: eram 5 mil. Em dezembro daquele mesmo ano, a Secretaria Municipal de Saúde comprou exames para suprir essa demanda represada. Pela primeira vez na história, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini recebeu um mamógrafo que deu suporte a esse mutirão. Ao longo de 22 meses de trabalho foram realizados 18.789 exames, média mensal de 854 (dados atualizados até setembro de 2023).