Certificações & Qualidade

Publicado em: 16/06/2023

A busca permanente pelo aprimoramento dos serviços médicos do Hospital Estadual Mário Covas é determinada pelo empenho constante em cumprir sua missão de proporcionar assistência médico-hospitalar de alta complexidade à população e contribuir para a formação de profissionais na área da saúde.

A criação do Escritório de Qualidade e a adesão ao Programa CQH em 2004 foram marcos que evidenciam a determinação da instituição em cumprir essa missão, proporcionando ganho de qualidade em benefício de seus pacientes e profissionais.

  • Em 2006, o Hospital Mário Covas recebeu o selo do programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.
  • Em 2007, começou um intenso e complexo trabalho de certificação pela metodologia ONA – Organização Nacional de Acreditação.
  • Em 2010, o Hospital recebeu a acreditação pela ONA – nível 1, como resultado do aperfeiçoamento dos processos de procedimentos e segurança.
  • Em julho de 2014, o HEMC conquistou o selo ONA – nível 2, condição que traduz aperfeiçoamento nos processos de gestão e de segurança do paciente.
  • Em 2018, o Hospital comemorou a conquista de nova certificação de qualidade. A unidade foi “Acreditada com Excelência” em nível 3 pela ONA.
  • Em 2021, a unidade conquistou a acreditação “Qmentum International”, nível Diamante. Trata-se de metodologia canadense aplicada em mais de 40 países, que monitora e atesta padrões de excelência em serviços de saúde.
  • No início de 2022, o HEMC manteve a certificação nível 3 da Acreditação ONA.
  • Em novembro de 2022, o Hospital Mário Covas foi eleito o 7º melhor hospital público do Brasil, conforme ranking inédito criado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

Além dos trabalhos de manutenção das certificações, o Escritório da Qualidade atua no apoio a todas as áreas do hospital, sejam administrativas ou assistenciais, orientando, sensibilizando e treinando todas as equipes multidisciplinares.