HEMC reúne 150 pessoas em simpósio sobre controle de infecção hospitalar

Publicado em: 06/08/2025

Evento reuniu profissionais da saúde de diversas regiões do Estado para debater novas tecnologias e práticas de prevenção

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, promoveu no dia 15 de julho o 1º Simpósio SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, um evento que marcou o calendário de capacitação dos profissionais da área da saúde na região do ABC Paulista.

Com atividades das 8h às 16h no anfiteatro do hospital, o Simpósio SCIH teve como objetivo promover o conhecimento sobre novas tecnologias e recomendações dos principais eixos de estudo relacionados ao controle de infecção hospitalar. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HEMC, que organizou um programa abrangente voltado para a atualização profissional.

O evento destinou-se a profissionais da Saúde na área hospitalar, médicos residentes de todas as especialidades e acadêmicos de cursos da Saúde, assim como profissionais que atuam em consultórios, ambulatórios médicos, clínicas de reabilitação e vacinação. Além do público regional, estiveram presentes convidados de Boituva, Sorocaba, região do Alto do Tietê e do Estado do Rio de Janeiro.

“Esse simpósio foi ideia das nossas enfermeiras. Por causa delas, pelo empenho delas, é que hoje estamos aqui. É a primeira vez que organizamos um simpósio voltado à área. Considerando o volume de inscrições, identificamos um nicho importante de desenvolvimento de informações sobre o assunto na região. Os nossos palestrantes foram selecionados pela competência técnica, mas também pela atuação na área de controle de infecção. Trata-se de um tema extremamente importante, pois cada vez mais temos emergência de bactérias resistentes e problemas com o uso de microbianos. O objetivo do simpósio é agregar ainda mais conhecimento técnico a todos que atuam na área”, disse a coordenadora médica do SCIH do HEMC, Dra. Eloísa Basile Siqueira Ayub. O evento também contou com a participação do diretor técnico do HEMC, Dr. Alexandre Cruz Henriques.

O simpósio foi organizado por uma comissão composta pelas enfermeiras do SCIH, Ivani Cristina Santos Costa e Lanusa Melo Favero, além das médicas Riana Rodrigues Emilio Lopes e Eloísa Basile Siqueira Ayub.

PROGRAMAÇÃO

A programação científica contou com especialistas que abordaram temas fundamentais para o controle de infecções hospitalares. A abertura esteve sob responsabilidade da Dra. Andreia Maruzo Perejão, médica infectologista responsável pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HEMC, que falou sobre “Vacinas e sua importância no controle das infecções hospitalares”.

Na sequência, o Dr. Marcelo Schmidt Navarro, ortopedista e professor do Centro Universitário FMABC, apresentou estratégias para a prevenção de infecção de sítio cirúrgico no paciente ortopédico em hospitais de ensino públicos. A manhã foi encerrada com palestra da coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, Profa. Simone Garcia Lopes, que abordou o “Monitoramento seguro dos processos em CME no reprocessamento de materiais”.

No período da tarde outras discussões foram realizadas sobre desafios contemporâneos do controle de infecção. Jara Loureiro, enfermeira especialista do SCIH no Hospital Nove de Julho, tratou das “Controvérsias sobre as precauções especiais”. Em seguida, o Dr. Durval Alex Gomes e Costa, infectologista do SCIH do Hospital Heliópolis e do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) apresentaram situações desafiadoras para o SCIH, focando na identificação e controle de surtos causados por bactérias e fungos resistentes.

O encerramento ficou por conta do Dr. Leonardo Bianchi, cardiologista e coordenador de operações das UTIs Cardiológica e UTIs gerais do HEMC, que abordou o tema: “Do paciente à equipe multiprofissional – prevenção de infecção de corrente sanguínea, papéis e responsabilidades”.

Além das palestras, o evento contou com uma feira tecnológica que funcionou na Sala 3 do 5º andar. O espaço foi pensado para apresentar as últimas inovações tecnológicas e soluções na área da saúde, promovendo a troca de conhecimentos e a atualização profissional dos participantes.