Publicado em: 01/09/2023
Local trabalha no mês de agosto com apenas 25 litros em estoque, quando volume ideal para atendimento aos bebês da UTI Neonatal e Berçário seria de 70 litros
O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, trabalha com somente 20% de estoque, considerado volume crítico para o atendimento aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e Berçário. Hoje são apenas 25 litros à disposição, quando o volume médio ideal é de 70 litros. A capacidade total de armazenamento no local é de 112 litros.
Diante deste cenário, o Hospital necessita de novas doadoras. O volume atual atende apenas o necessário para a demanda dos bebês internados, com pouca reserva. “Precisamos trabalhar com um estoque mínimo de segurança. A qualquer momento, podemos ter aumento da demanda ou uma mãe que contribui rotineiramente pode deixar de doar, o que impactaria de forma muito importante no Banco de Leite e, principalmente, na alimentação dos bebês da UTI. Por isso, precisamos manter sempre o estoque em níveis adequados e com margem de segurança”, alerta a coordenadora do Serviço de Nutrição e Banco de Leite Humano do HEMC, Christiane Ribeiro Bello Dozzo.
O leite materno é um alimento completo que fornece nutrientes em quantidades adequadas ao bebê, assim como proteínas, vitaminas, minerais, componentes para a hidratação e proteção imunológica contra doenças infecciosas. Também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.
DOE LEITE MATERNO!
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Um pequeno frasco com 200 ml de leite materno é capaz de alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Por essa razão, qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar bebês internados. A depender do peso e das condições clínicas do bebê, pode ocorrer variação na indicação do volume a ser ofertado – ou seja, 1 ml pode fazer diferença na vida do recém-nascido.
As mães interessadas devem estar amamentando crianças de até seis meses e ter leite em excesso. Basta contatar o Banco de Leite mais próximo de sua residência. As mães que residem na região do ABC podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas pelo número (11) 2829-5021 para contatar um profissional da área, que munirá a doadora de todas as informações necessárias para que possa realizar a doação, desde exames necessários até a forma adequada de ordenha e armazenamento.
O Banco de Leite Humano do HEMC fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Santo André (SP). O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é o (11) 2829-5021 ou pelo e-mail: bancodeleite@hemc.org.br.
AGOSTO DOURADO
O “Agosto Dourado” simboliza uma iniciativa nacional de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano, considerada a melhor fonte de nutrição para os bebês.
O alimento é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de 5 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. A meta estabelecida pela OMS é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025. Atualmente, no Brasil, essa taxa é de 45%.