Hospital Mário Covas substitui 90% das lâmpadas fluorescentes por LED

Publicado em: 02/01/2024

Com foco na sustentabilidade, iniciativa conquistou menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023

Sandra Eugênia Santos, Analista de Meio Ambiente do HEMC, com o diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante

O Hospital Estadual Mário Covas, administrado através de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, alcançou um marco significativo em 2023, substituindo 90% das suas lâmpadas fluorescentes por modelos LED. A mudança reforça o compromisso da unidade com a sustentabilidade e foi reconhecida com menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023 (PAMA), uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que homenageia ações notáveis na proteção ambiental e práticas sustentáveis no setor de saúde.

Batizado como “Troca Consciente”, o projeto foi uma colaboração entre o setor de resíduos hospitalares e a engenharia predial do HEMC. As lâmpadas LED, além de não possuírem elementos poluentes, como as fluorescentes, também reduzem significativamente a quantidade de resíduos gerados. Além disso, são conhecidas pelo baixo consumo de energia, o que não só resulta em economia para o usuário, mas também diminui a necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais associados.

O principal objetivo do Hospital Mário Covas com a substituição foi a economia de energia, que pode chegar até 80%. A iluminação LED é eficiente em termos energéticos e de durabilidade, proporcionando boa capacidade luminosa com menor gasto de energia. Este tipo de iluminação é considerado um dos pilares da sustentabilidade energética, devido à sua eficiência luminosa com mínimo consumo. Adicionalmente, os LEDs são capazes de se adaptar a outras tecnologias, oferecendo vantagens como rápida recuperação após quedas de energia e uma distribuição de luz mais eficiente, reduzindo o desperdício.

Do ponto de vista ambiental, as lâmpadas LED têm a vantagem de serem recicláveis, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade. Em comparação com sistemas de iluminação tradicionais, elas apresentam benefícios como menor emissão de calor, o que também reduz a necessidade do uso de ar-condicionado, e não exigem reatores para funcionamento.

Outros benefícios da substituição para lâmpadas LED no HEMC são a melhoria na iluminação, segurança, conforto visual, redução na necessidade de manutenção e vida útil mais longa.

“Os resultados alcançados com a aquisição das lâmpadas LED incluem não apenas um impacto ambiental positivo, mas também o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, além de uma economia substancial em kilowatts hora, demonstrando um compromisso significativo do hospital com a sustentabilidade e a eficiência energética”, considera Sandra Eugênia Santos, Analista de Meio Ambiente do HEMC.