HEMC se destaca em evento estadual sobre doação de órgãos

Publicado em: 10/11/2025

Hospital Estadual Mário Covas e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foram reconhecidos pelo compromisso e engajamento com a doação de órgãos e tecidos

Gerenciados pela Fundação do ABC (FUABC), o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) foram reconhecidos durante o IV ECESP – Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs), realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo.

O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo, reuniu profissionais de saúde de todo o Estado com o objetivo de compartilhar experiências, discutir avanços e fortalecer o processo de doação de órgãos e tecidos. A premiação entregue ao HMMC foi na categoria ‘Reconhecimento pelo Compromisso com a Doação de Órgãos 2025’. Já o HEMC foi reconhecido como ‘Destaque em Taxa de Notificação de Órgãos 2025’, pelo empenho da CIHDOTT em mobilizar esforços para viabilizar o maior número possível de doações de órgãos, inclusive com trabalho contínuo de sensibilização a familiares.

A coordenadora de Enfermagem do HMMC, Samantha Cruz, e a psicóloga Tatiana Ramos representaram a CIHDOTT da unidade no evento estadual

O IV ECESP busca valorizar o desempenho das equipes envolvidas no processo de doação de órgãos e tecidos, reunindo representantes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). O encontro também promoveu discussões sobre estratégias para ampliação do número de doadores efetivos no Estado.

RECONHECIMENTO

Em função do perfil assistencial do HMMC, as captações no local são majoritariamente de córneas. Desde o início dos trabalhos, em fevereiro de 2024, já foram realizadas 20 captações de córneas na unidade. “Ficamos muito satisfeitos com mais uma participação do Hospital neste evento tão prestigiado. Essa premiação reconhece a excelência do trabalho desenvolvido por nossa CIHDOTT e os nossos esforços na captação de doadores de órgãos e tecidos. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com esta causa tão nobre e que simboliza tantos recomeços de vida”, disse Amanda Correa da Cruz, diretora-geral do HMMC.

Por sua vez, em 2024 foram registradas 43 notificações pelo Hospital Mário Covas, que resultaram em 27 doações efetivas, o que viabilizou a doação de 109 órgãos e tecidos captados. Tais indicadores reafirmam a importância da sensibilização e do trabalho integrado entre todas as equipes.

“A doação de órgãos é um ato de solidariedade e amor ao próximo, que pode salvar e transformar vidas. Nossas equipes multidisciplinares, ano a ano, seguem empenhadas nesta missão, com foco na sensibilização da população e no acolhimento das famílias”, disse o diretor-geral do HEMC, Dr. Eduardo Grecco.

O EVENTO

Realizado em alusão ao Setembro Verde, mobilização nacional sobre a importância da doação de órgãos, o IV ECESP teve como objetivo reconhecer o trabalho das equipes hospitalares, fortalecer as ações de incentivo à doação e discutir estratégias para ampliar o número de doadores efetivos.

O encontro reuniu profissionais de saúde de todo o Estado e teve como principal objetivo capacitar e valorizar as equipes envolvidas nas CIHDOTTs. As comissões têm papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes e exercem atribuições de maneira cooperativa com as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Ambas são corresponsáveis pelo processo de doação de órgãos em suas áreas de atuação.