Publicado em: 10/11/2025
Juliana Mazzei Garcia apresentou experiências com metodologia Lean e participou de debate sobre eficiência em centros cirúrgicos

A busca por eficiência e qualidade no cuidado hospitalar ganhou destaque durante o 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME, promovido pela Sobecc (Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização) e realizado entre os dias 1º e 3 de outubro na Capital paulista. Um dos destaques do evento foi a participação da enfermeira Juliana Mazzei Garcia, gerente de Enfermagem do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André.
Juliana foi palestrante no encontro e abordou o tema “Transformando a rotina cirúrgica com a metodologia Lean”, apresentando os avanços obtidos pelo hospital no uso de ferramentas de gestão e análise de processos na área cirúrgica. A especialista compartilhou experiências concretas que resultaram em aumento da eficiência operacional, redução de desperdícios e ampliação do engajamento das equipes, principalmente com o uso de métodos como 5S, Huddle e SMED (Single Minute Exchange of Die).
Na sequência, Mazzei participou de uma mesa de discussão sobre o tema, moderada por Hellen Maria de Lima Graf Fernandes, docente de Enfermagem da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC e da Universidade Estadual de Campinas.
REFERÊNCIA NACIONAL
O 17º Congresso da Sobecc teve como diretora científica a Dra. Simone Garcia Lopes, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, e reuniu especialistas de todo o País para debater boas práticas em centros cirúrgicos, recuperação anestésica e central de material e esterilização.
Com o tema “O poder do cuidar”, o congresso reforçou o protagonismo da enfermagem como força motora na transformação do setor da saúde. A programação incluiu palestras, debates e atividades práticas voltadas à capacitação, valorização e empoderamento dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com os pacientes.
A apresentação de Juliana Mazzei reforçou o compromisso do HEMC com a inovação e a melhoria contínua dos processos hospitalares, destacando o papel estratégico da equipe de enfermagem na condução de mudanças sustentáveis e centradas no paciente.